quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Leituras de dezembro

Um pressentimento funesto
O livro começa com a descrição de uma manhã rotineira do casal Tommy e Tuppence Berefords, que com os filhos já criados vivem uma vida tranquila na Inglaterra.
Ao visitarem uma tia em uma casa de repouso Tommy fica conversando com a senhora já bem idosa e com problemas de memória, Tuppence resolve ir para a sala, lá conhece outra senhora chamada Miss Fanshawe que a convida para tomar um chá ou café afirmando que "talvez hoje não esteja envenenado".
Com isso as duas iniciam um diálogo sobre a casa e as pessoas que lá residem, mas então a senhora acaba dormindo e Tuppence imagina ser a hora que ela costuma cochilar mas ela abre os olhos e pergunta se Tuppence viu a criança morta por detrás da lareira, logo Tommy aparece e Tuppence se sente aliviada.
Ao voltarem ao Asilo Tuppence  percebe um quadro em cima da lareira e não se lembra de ter visto ele lá antes, mas ao ver o quadro melhor ele reconhece a casa que está pintada no quadro, quando ela descobre que a Miss Fanshawe abandonou o asilo sem dar qualquer explicação ela decide investigar o desaparecimento, usando a casa do quadro como ponto inicial  ao encontrar a casa misteriosa do quadro ela acaba se deparando com um assassino perverso...
Bem é um ótimo livro e eu o comparo ao Mistério do trem azul, com uma trama empolgante com mistério e aventura, recomendo.



                                                         O oceano no fim do caminho                                                              
 (spoiler)
Eu gostei muito desse livro, me coloquei no lugar do personagem, enquanto lia me imaginei uma criança de sete anos de idade passando por situações de terror e tendo que enfrentar tudo sem a ajuda dos pais, usei minha imaginação e os meus medos de infância no decorrer da leitura.
O livro conta a história de um homem de meia-idade, que ao retornar a cidade natal para um velório, onde morou por toda sua infância, acaba procurando a casa de sua amiga que conheceu na mesma época, ao chegar lá as lembranças voltam aos poucos e ele decide ir para o lago um lugar apelidado de oceano por Lettie Hempstok a mesma menina que ele foi procurar, quando se senta à beira do lago tudo volta a tona.
Ele tinha 7 anos e seus pais precisaram alugar seu quarto para complementar a renda da família, um homem então aluga o quarto um minerador alto e magro, mas um dia foge com o carro do seu pai e se mata em um campo um pouco afastado, nesse mesmo dia o garoto conhece Lettie e o resto de sua família composto por sua avó e mãe, que são mulheres místicas e atemporais, com seres sobrenaturais que vivem em sua fazenda, capazes de interferir na vida dos humanos.
Depois que o minerador se mata algumas coisas estranhas acontecem na cidade como brigas por causa de dinheiro que aparece de forma inesperada, Lettie decide ir até a floresta para repreender o ser que está causando estes problemas, pelo menos aos seus olhos, o garoto acompanha sua nova amiga nessa aventura ela adverte para ele não soltar sua mão em momento nenhum durante o ritual, mas quando tudo se inicia o garoto em um momento acaba soltando a mão da menina e sente uma ferroada no pé é o momento em que a criatura entra em seu corpo, tem a forma de um verme e se instala em seu coração, ele não comenta nada mas quando está em sua casa antes de dormir resolve examinar o pé e percebe que tem algo lá, pega a caixa de medicamentos e começa a extrair o bichinho que dá muito trabalho mas sai, ele coloca o pequeno verme em um vidro pensando ter resolvido o problema.
Mas ele não sabe que o horror em sua vida está apenas começando, e tudo piora quando uma mulher chamada Ursula é contratada por sua mãe para ser baba dele e de sua irmã, Ursula não é uma simples baba como vamos percebendo no progresso da leitura, acaba tendo controle sobre o pai do garoto e a vida familiar.
Lettie tem um papel fundamental no desenrolar do livro e ela e sua família fazem uso de magia e feitiços para ajudar o garotinho e também salvar a vida do mesmo.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário