sábado, 8 de fevereiro de 2014

Orgulho e preconceito - resenha do livro


A história se passa no interior da Inglaterra, em épocas de bailes, jogos de tabuleiro e chás servidos com muito assunto, mulheres que eram primorosas em canto, bordado, pintura e tocavam instrumentos musicais, uma forma de entreter os convidados. E nesse contexto conhecemos Elizabeth e Sr. Darcy, que são os personagens centrais do livro, também somos apresentados à Jane irmã de Elizabeth que é doce, romântica, prendada e muito bela, e ao Sr. Bingley um jovem alegre e ingênuo muito amigo de Sr. Darcy.
A história mostra vários aspectos como orgulho, preconceitos, ascendência social, equívocos e julgamentos precipitados, tem muito humor irônico e diálogos perfeitos entre os protagonistas.     

Spoiler
"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro e muito rico deve precisar de uma esposa."
E com isso se inicia a brilhante obra escrita por Jane Austen quando a mesma o escreveu antes de completar 21 anos, a critica especializada afirma que é sua obra-prima, concordo e a cada página lida meu amor por Elizabeth Bennet se torna maior, pois ela é uma mulher de opinião formada, alegre, agradável, corajosa, gentil, discreta e também romântica, pois afirmava em se casar não por interesse mas por amor genuíno coisa que ela achava difícil de encontrar devido aos casamentos arranjados da época, vinda de uma família no mínimo peculiar, Lizze e a doce Jane, sua irmã, são as únicas pessoas que possuem bom senso em seu núcleo familiar.
Seu pai Sr. Bennet é indolente com a família, mas eu me simpatizei muito com ele por possuir uma inteligência e ironia sofisticadas que deixa o personagem com muito carisma, a Sra. Bennet com seus nervos a flor da pele é de uma indiscrição histriônica que nos rende boas risadas durante a leitura, é uma mulher simplória cujo único objetivo é casar suas cinco filhas.
Sr. Darcy, bem, é um aristocrata muito rico dono de uma residencia maravilhosa localizada em Pemberley, que possui uma enorme biblioteca, antes de ler o livro eu não me simpatizava com ele mas quando vi a família de Elizabeth com todos seus defeitos gritantes, com o fator de Lizze não ser uma grande herdeira, mas mesmo assim ele se dobrar ao seu orgulho, enfrentando todo tipo de preconceitos da época e se declarar, decididamente ele se tornou meu herói favorito. 
O livro todo é enriquecido com os diálogos entre Lizze e Darcy, colocados de forma brilhante, com respostas bem elaboradas dada por Lizze e com a quebra de preconceitos de Sr. Darcy, se vendo surpreso por se apaixonar por alguém de uma classe inferior a sua, sem dúvidas é lindo ver ele se apaixonando por Lizze no progresso da leitura. O casal Jane e Bingley também é muito interessante pois são bem parecidos em suas gentilezas e sentimentos, que são puros e verdadeiros em relação a todas as pessoas que conhecem.   
O livro tem também muito humor irônico principalmente nos diálogos entre os pais de Elizabeth, se for comparado com suas outras obras essa sem dúvidas é a mais bem elaborada em termos de humor, o transformando em uma leitura leve e muito agradável.



O filme

O filme britânico Orgulho e Preconceito gravado em 2005 é meu favorito, embora não seja tão detalhado em relação ao livro mostra bem a essência da história, não fugindo em nada do que foi escrito por Jane Austen e o Sr. Darcy é perfeito e lindo! As imagens abaixo são dos atores Mattehw Macfaiden e da atriz Keira Knightley, respectivos Sr. Darcy e Elizabeth Bennet


Olha esse sorriso, amo esse ator interpretando Sr. Darcy *---*

Também amo essa atriz interpretando Elizabeth

trailer do filme

Series
A série britânica gravada pela BBC em 1995 é dividida em 6 episódios e é bem mais detalhada e mostra melhor a parte de humor do livro, Sr. Darcy é também lindo e perfeito! 

trailer da série
  

Outra série que eu amo e recomendo é Lost in Austen mas vou fazer uma resenha separada, pois é uma série engraçada e muito romântica e com direito a viagens no tempo, e o Sr. Darcy é lindo e perfeito também, eu sou irremediavelmente apaixonada pelo Sr. Darcy!  

trailer da série
    

Então é isso, um abraço e espero que minha resenha incentive a leitura do livro e também das outras obras de Jane Austen o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário