sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sereias - Mitologia e lendas


Eu sempre gostei de ler sobre criaturas mágicas, minha imaginação voa longe quando penso nisso,então decidi escrever um pouco sobre sereias, que são os seres encantados mais lindos já descritos, sem dúvida nenhuma eu gostaria de ser uma sereia e morar no fundo do mar, e quando estivesse entediada sentaria sob uma rocha e pentearia meus longos cabelos esperando avistar algum navio, para então começar a emitir o meu canto doce deixando os marujos atônitos, olha eu seria uma serial killer das águas.


Sereia é um ser mitológico parte mulher e parte peixe (ou pássaros segundo vários escritores ou poetas antigos). Filhas do rio Acheloo e da musa Melpômene ou Terpsícorie, tal como as harpias, viviam em uma ilha no Mediterrâneo, em algum lugar do mar Tirreno, cercadas de rochas e recifes ou nos rochedos entre a ilha de Capri na costa da Itália. Homero afirmou que elas podiam prever o futuro, o que condiz com as divindades nascidas de Gaia, a sereia como mulher-peixe suplantou a mulher- pássaro.
Tanto sirenas quanto sereias tem talentos musicais; as sirenas cantam e tocam flauta e lira, enquanto as sereias dependem apenas de suas vozes e seus únicos apetrechos são pentes e espelhos. Supõe-se que as sereias podem causar e acalmar tempestades à vontade.


Foi como símbolo de vaidade que elas adquiriram pente e espelho, não visto na arte clássica.
Supunha-se que as sereias embora tivessem inteligência humana, não tinham alma. Podiam entretanto conseguir uma alma se aceitasse ser batizada ou se elas se casasse com um humano.     
Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes do navio que passavam por ali para os navios se colidirem contra os rochedos e se afundarem.


Na Grécia antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver em uma ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e beleza única.
As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade. 
Os equivalentes masculinos de sereias são chamados de tritões, que eram representados por homens-peixes e não estavam relacionados às antigas sirenas.


Lendas de vários lugares
Oriente médio
Segundo Diodoro Sículo, Derketo era uma deusa que amou um pastor mortal e teve com ele uma filha, a futura rainha Semíramis. Envergonhada Atárgis, pulou em um lago e tomou a forma de um peixe, inicialmente era representada como um peixe com cabeças e pernas humanas , mais tarde passou a ser representada como sereia
Grécia
Uma lenda popular na Grécia, provavelmente de origem medieval diz que Tessalonike, irmã de Alexandre o grande tornou-se uma sereia após a morte.
Ela vive no mar egeu e quando avista os marinheiros ela lhes faz uma só pergunta: O rei Alexandre ainda vive? os marinheiros devem responder: vive,e ainda reina.
Qualquer outra resposta a deixará furiosa e ela se transformará em uma górgona, condenando os marinheiros e o navio.
Inglaterra
As sereias aparecem no folclore britânico tanto para prever desastres quanto para provocá-lo. Elas podem ser um sinal de mau tempo. As vezes, porém, mostram-se benéficas e dão meios de cura aos humanos. Os tritões são também citados, como mais feios e mais selvagens que as sereias, tem pouco interesse pelos humanos.
Gales
As sereias da fronteira galesa não vivem no mar mas em lagos e rios.
Irlanda
Na Irlanda sereias e tritões são chamados de merrows.
Da cintura para baixo são peixes da cintura para cima são belas jovens, com pele pálida olhos escuros e cabelos compridos, os tritões são feios, com pele dentes e cabelos verdes, nariz vermelho e adunco, e olhos pequenos e estreitos.
São geralmente de natureza pacífica e benévola para os humanos com as quais as vezes se casam. Os filhos desses casamentos tem membranas entre os dedos das mãos e dos pés. 
Brasil
Segundo Câmara Cascudo, a presença de sereias no folclore brasileiro é um produto de processo de convergência com as lendas européias que se deu no século dezenove. Aparecem para seduzir os navegadores e pescadores e faze-los naufragar e morrer. Mostram-se as vezes aos pescadores que se apaixonam e se atiram sobre as águas e morrem afogados. Confundem-na com a Mãe-d'água, que originalmente era a cobra-grande e não tinha processo algum de sedução, e também com iemanjá , frequentemente representada como uma sereia européia, loira e de olhos azuis.  
Dinamarca
Na Dinamarca as havfruen são muito belas e podem ser vistas a pentear os longos cabelos loiros na superfície do mar, a apascentar seu gado branco como leite nas dunas ou ainda em meio as brumas que flutuam sobre o mar no início do verão. Essas aparições geralmente prenunciam tempestades e mau tempo.
Modernamente, as sereias dinamarquesas são conhecidas principalmente pelo conto  A pequena sereia (Den lille havfruen, no original Dinamarquês) escrito por Hans Christian Andersen.





Sites que pesquisei:
www.infoescola.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sereia
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Sereias


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário