quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sakura

Certa vez me perguntaram se eu fosse uma árvore qual gostaria de ser, não gostei da ideia de ser uma árvore pelo simples fato de árvores serem estáticas, eu gosto de movimento.
Mas me lembrei das cerejeiras ou sakura e revi meus conceitos.
As cerejeiras tem flores belíssimas, um fruto bonito, gostoso, sua madeira é nobre mas o que mais me atraiu foi o hanami (literalmente ver as flores), e pensei bem se for para ser uma árvore que seja a cerejeira porque eu apesar de estar plantada sempre teria alguém para me apreciar.
A palavra sakura vem de uma lenda, sobre uma  princesa, Konohana Sakuya Hime que caiu do céu perto do monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor.
Os samurais, os guerreiros japoneses, eram grandes apreciadores da flor de cerejeira, que é associada à efemeridade da vida e ao lema dos samurais: viver o presente sem medo. Assim a flor de cerejeira também está associada ao código do samurai, o Bushido.
A cerejeira fica pouco tempo florida por isso suas flores representam a fragilidade da vida.
As floração marca o fim do inverno e início da primavera no Japão e é sua flor extra-nacional oficial.
Durante a Segunda Guerra Mundial a sakura foi usada para motivar o povo japonês, a avivar o espírito nacionalista e militarista na população.
Pilotos japoneses pintavam a flor nas laterais do avião antes de embarcar em uma missão suicida ou chegavam a levar ramos das árvores consigo. Uma sakura pintada na lateral de um avião em um bombardeiro simbolizava a intensidade e a efemeridade da vida, a queda das pétalas da sakura veio representar o sacrifício do jovens em suas missões suicidas para honrar o imperador.

 






Não falei que abril é lindo?! 
tchau o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário