sexta-feira, 16 de maio de 2014

Via-Láctea - sexto soneto


Olavo Bilac
Via-Láctea

Soneto sexto

Em mim também , que descuidado viste,
Encantado e aumentando o próprio encanto,
Tereis notado que outras cousas canto
Muito diversas das que outrora ouvistes.

Mas amastes, sem dúvida... Portanto,
Meditais nas tristezas que sentistes:
Que eu, por mim, não conheço cousas tristes,
Que mais aflijam, que torturem tanto.

Quem ama inventa as penas em que vive:
E, em lugar de acalmar as penas, antes
Busca novo pesar com que as avive

Pois sabei que é por isso que assim ando:
Que é dos loucos somente e dos amantes
Na maior alegria andar chorando.

     







Um comentário:

  1. Boa tarde Carolina.. majestoso este poeta que nos brinda com lindos sonetos.. muito me inspirei nele e por conta disso até fiz um soneto em sua homenagem.. devo a ele tb uma obra que fiz chamada flor de lótus.. pois quis dar uma tônica igual da obra dele o caçador de esmeraldas.. levei 5 meses para fazer 100 versos metrificados em 10 silabas.. quase fiquei louco mas valeu a pena.. grato pela tua presença.. volto mais vezes sim.. abraços e até sempre

    OLAVO BILAC

    Não perdestes o senso ouvindo estrelas;
    Eu também as ouço em noites formosas...
    Quando a lua se esconde, todas elas
    Falam a nossas almas silenciosas;

    Minutos de silêncio nas janelas
    Vislumbrando elas todas, majestosas;
    A via láctea inteira em passarelas
    Celestes a encantar as nebulosas;

    Caçador de esmeraldas, grande poeta...
    Nos legaste uma vida inteira em versos
    Lindos, profundos e jamais dispersos;

    Minha alma na tua alma se completa...
    Relendo tuas obras no tic tac
    Das horas rugindo Olavo Bilac;

    ResponderExcluir