quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A menina submersa: memórias - comentando o livro



O livro retrata a mente esquizofrênica e paranoica de India Morgan Phelps, ou Imp, uma jovem que tem nos livros seus grandes amigos em em sua carga genética um histórico esquizofrênico, sua mãe e avó tinham a mesma doença e ambas cometeram suicídio, mas Imp tenta escapar da "maldição da família" com tratamentos e remédios.
Imp decide escrever um livro de memórias, nesse livro ela relata o que teria sido seu encontro com um fantasma chamado Eva Canning, as vezes em forma de sereia outras transmutada em lobo...
No livro também é descrito o seu relacionamento com Abalin, sua namorada transexual operada, o que nos transporta para um universo ao estilo de Azul é a cor mais quente, Imp tenta com esse livro que escreve organizar suas ideias e escapar da esquizofrenia.

Spoiler e minha opinião
Quando li esse livro fui tomada por uma boa surpresa, as muitas referências literárias e musicais.
Algumas passagens do livro me lembrou Os mortos vivos (Ghost Story) de Peter Straub, que sem sombra de dúvidas é meu livro de horror favorito, apesar de ter uma capa que chama atenção para o público mais jovem é um livro para adultos, principalmente amantes da leitura ou escritores, a personagem Imp ganha vida de forma tão precisa e humana que em alguns capítulos temos a sensação de ler os manuscritos de algum escritor, misturado a diários pessoais, falhas de memórias, correções durante a leitura torna o livro bem interessante, imaginei-me mergulhando na mente de alguém que tem esquizofrenia, que em alguns momentos esquece seus remédios e mergulha na própria paranoia misturando realidade com loucura, Imp é muito inteligente, é um esquilo que no lugar de nozes coleciona memórias e trechos de livros.
O ponto negativo na minha opinião é a tradução com alguns erros como por exemplo troca de nomes, tornando confuso em alguns momentos a narrativa do livro, ocorreu poucas vezes mas acabou me incomodando. É uma história sútil de terror na minha opinião, não de horror como li na orelha do livro. O livro possui referências literárias, artísticas com alguns nomes de quadros e pintores, referências musicais, algumas lendas, e troca de cartas inventadas pela autora.
Gostei da leitura e recomendo para quem gosta do gênero terror e suspense.



Uma das inspirações musicais para o livro

2 comentários:

  1. Boa tarde senhorita Carol.. bela resenha.. e vinda de ti que se aprofunda e entrega-se ao prazer de uma boa leitura.. tiras muitas coisa boa e entra a fundo na história..
    este é mais um dos tantos que tu leste.. e cada um acrescenta algo belo na essência do teu ser.. beijos e até sempre

    ResponderExcluir
  2. Nossa esse livro parece perturbador, eu acho que ficaria loucona se lesse haha.

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir