segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Adieu 2014

O ano de 2014 foi calmo, aconteceram algumas coisas chatas mas que superei.
Este ano que passou foi de crescimento interior, me reconheço mais dentro da minha pele, meus gostos pessoais que estavam escondidos por receio ou até mesmo insegurança afloraram. Agora não tenho mais medo de dizer eu gosto, eu uso, eu leio, eu compro.
Estava lendo minha lista de metas do ano passado e ri ao ver que só cumpri o último item, e isso não me afetou ou diminuiu como ser humano, algumas coisas não cabem mais como prioridade e fiquei bastante satisfeita com a mudança de objetivos, significa que continuo buscando algo, que não parei de sonhar e de fazer planos.

Tenho que agradecer por tudo que tenho, por minhas filhas saudáveis, inteligentes e felizes. Me sinto privilegiada por ser mãe de duas pessoas tão incríveis, por ter minha mãe tão perto, e por ser ela uma pessoa dinâmica, alegre e por sermos tão amigas.
Agradeço pelo privilegio de cuidar da educação das minhas filhas pessoalmente, sem recursos de babás, escolinhas de tempo integral ou parentes, é um aprendizado e troca tão intenso que me sinto afortunada por essa possibilidade, quem é mãe sabe que nos dias de hoje isso é difícil por vários fatores.
Sou grata por minha saúde física e mental, pela minha capacidade de aprender e entender o mundo como um todo e não apenas um lugar habitável, por olhar, tocar, absorver tudo que a natureza me oferece e por ter conquistado especialmente esse ano uma boa bagagem cultural.

Agradeço pelos dias vividos, por ter derramado tão poucas lágrimas, mesmo que este ano tenha sido um ano de grandes perdas tanto de artistas quanto de escritores.
Aprendi finalmente a dizer não as lojas e suas ofertas sedutoras e isso foi libertador, meu jeito reservado tem se abrandado e já consigo dizer bom dia ou boa tarde sem suar as mãos e isso é incrível.
Das metas que coloquei no ano de 2013 a única cumprida foi a de leitura comprei muitos livros esse ano e li bastante, a estante tem crescido, infelizmente a reforma da casa continua parada, só mexi mesmo no encanamento, casa antiga dá trabalho e a que comprei é antiguinha, mas aos poucos vou ajeitando quem sabe ano que vem...
Não consegui iniciar a alfabetização da Bruna como planejava, mas todas as noites leio cerca de cinco histórias para ela que por sua vez tem tomado gosto pela leitura, já sabe as histórias de cor e sua favorita é Pinóquio, acho que estou formando mais uma leitora, já fiz a matrícula dela em uma escolinha que fica na mesma rua em que eu moro, e confesso que estou um pouco nervosa em deixar minha menininha longe de mim mesmo que seja em um período normal de aulas, a Isabela também tem lido, menos do que o costume, mas o importante é que ela frequenta a biblioteca da escola e já é bem conhecida pela bibliotecária, também me perguntou sobre algumas profissões.

Reencontrei minha amiga da infância e se não surgir nenhum imprevisto nos veremos em breve, fazem 14 anos que não nos vemos, muita coisa mudou mas continuamos amigas, estou com um frio na barriga pois faz tempo que não conversamos, estou muito feliz e ansiosa com o nosso reencontro.
Assisti poucos filmes esse ano, conheci algumas bandas interessantes e me aprofundei mais nas músicas contemporâneas francesas e estou gostando muito. Continuo assistindo as mesmas séries do ano passado, e estou vendo também Guilmore Girls e recomendo para quem gosta de humor rápido e livros. 
Vou continuar com isso de lista pois gosto, quem sabe eu consiga cumprir um pouco mais este ano, mas se não, sem problemas pretendo viver um dia de cada vez, sem neura, sem pressa. Apenas viver...  

Lista antiga        
Lista de coisas que quero realizar em 2014
- Estudar, mesmo que seja cursos de aperfeiçoamento
- Prestar concursos
- Continuar com a reforma ( isto dá uma postagem independente)
- Talvez voltar a trabalhar fora, sim porque trabalho muito em casa
- Começar a alfabetização da Bruna, antes de matricular em uma escola
- Perder peso e praticar algum esporte, começo em janeiro
- Sair mais, porque esse ano só fiz programa família 
- Comprar mais livros, tenho alguns em mente

Lista para 2015
- Fazer outra Graduação
- Continuar com a reforma da casa
- Perder peso e praticar esporte
- Adquirir mais livros

Tchau o/







        

domingo, 28 de dezembro de 2014

Gafes na livraria - Livros, Rauzito e eu...

Olá leitores do meu bloguinho
Tudo bem?

Eu não poderia terminar 2014 sem cometer mais uma gafe, sou assim tão charmosa quanto um um dálmata lendo um jornal, comparação infame, eu sei, mas vamos a minha mais recente situação trágica.
Minha amada cidade tem poucas livrarias e só duas tem coisas interessantes e dessas duas somente uma tem atendentes legais que te deixa paquerar os livros sem ficar perguntando: Já foi atendida?
Deseja alguma coisa? Pois bem estava eu tranquilamente me decidindo entre Lygia Fagundes Telles e Jorge Amado quando um atendente, (diga-se de passagem o mais bacana) vem em minha direção sorrindo e pergunta se já fui atendida, eu sorrindo respondo que estou bem, mas ele passa direto e ao olhar para trás percebo uma senhora olhando alguns livros e o pior ele estava falando com ela, sei lá de repente desejei que o chão se abrisse ou que eu me teletransportasse do lugar, não sei o que deu em mim, talvez seja culpa do Raul Seixas, estavam tocando Maluco Beleza na hora e eu meio que encarnei o papel, maluca da livraria seria o título, e para piorar meu vexame ele volta com um sorrisinho educado e me diz: e você precisa de alguma coisa? Só faltou me dar um tapinha nas costas. Sim moço preciso de um De Lorean, quero voltar no tempo e ficar quieta na hora em que a maldita mulher fica lá parada igual a um poste chamando a atenção do atendente solícito, e ela nem levou nada. No final das contas mandei Jorge Amado e Lygia Fagundes Telles para o inferno digo prateleira e sai de fininho...
Sei que foi algo banal, mas na minha cabeça imagino todos os vendedores rindo e cochichando quando eu voltar, se eu voltar, e eu gosto de ir na livraria mas por enquanto vou evitar, vou dar um tempo até eu conseguir esquecer...



sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Eu e as estrelas

Abri minha janela
Algo me chamava, olhei e nada achei
Não contente destranquei a porta e desci alguns degraus.
O som ficava forte, na medida em que me aproximava
Ao levantar os olhos, vi claramente milhares de pontinhos no céu
Eram inúmeras estrelas que brilhavam destemidas em um lindo acolchoado azul escuro
Quis trazer para dentro, o céu e as estrelas
Mas quando entrava o som aos poucos se aquietava e meu coração ficava pequenino
Compreendi que o lugar delas era fora
E o meu também
Que quanto mais silenciosa a madrugada mais brilho irradiava
E meu coração se inflamou no peito
Como se mil tochas fossem acesas de uma só vez
E a cada brilho de uma estrela uma recordação surgia
O tempo e o espaço se confundiram
Ora eu era menina brincando de contar estrelas, apontando o dedo e dançando sob seu brilho
Mas no mesmo instante me vi enamorada de mãos dadas fazendo juras de amor
E o tempo se perdeu na imensidão azul...
Fechei meus olhos e me deixei levar, como um barquinho perdido no oceano
E as estrelas se tornaram minha bússola 
Ora para o norte
Vezes ao sul
Sempre navegando na imensidão do céu azul escuro
Na imensidão pontilhada, perdendo-me nas lembranças
Um dia eu e tu
Hoje eu e as estrelas
Sem chronos ou kairós 
Apenas eu sem tu
Somente eu e as estrelas   




terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Eu e os livros - leituras de 2014

Este ano que está acabando foi um bom ano para leituras, li de forma tranquila absorvendo as histórias, pesquisando e com isso adquirindo mais conhecimento.
Através das leituras conheci mais histórias relacionadas a Romeu e Julieta sob a visão de Anne Fortier e aprendi um pouco mais sobre a cultura italiana, me deparei com o fervor da Guerra Civil de 1861 que me motivou a pesquisar sobre o assunto e me permitiu fazer um comparativo entre os romances de Jane Austen a qual não se foca na escravidão e o romance E o Vento Levou em que ter escravos era algo comum, me diverti com a imaginação da heroína Catherina Morland e sua predileção aos romances advindos do movimento gótico assim como suas buscas por mistério na Abadia de Northanger. Vibrei com Harry Potter e suas conquistas e descobertas e também com Kylie Galen no acampamento para jovens sobrenaturais chamado Acampamento Shadow Falls. Desvendei mistérios com Miss Marple  criada por Agatha Christie e encontramos Um Corpo na Biblioteca, assim como me aventurei na imaginação de Poe em suas Histórias Extraordinárias, conheci sobre A linguagem do corpo com Cristina Cairo e me surpreendi com o tema do Adeus por Enquanto que faz um comparativo entre o que é real e ilusório nas redes sociais. Vibrei com Anna e o Beijo Francês e confesso ter sentido uma quedinha por Étienne, voltei no passado ao ler as aventuras de Nikki em seu Diário de Uma Garota Nada Popular.
Senti toda a delicadeza de Florbela Espanca ao ler seu Livro de mágoas, e me emocionei com Daniele Steel em Um Longo Caminho Para Casa, A Menina Submersa trouxe em pouco de suspense nas minhas noites e Os Diários de Anne Frank me deu outra perspectiva em relação a Segunda Guerra Mundial. Com As 100 Melhores Lendas do Folclore Brasileiro compreendi muitos ditos populares.
Em Belas Maldições, As belas e precisas profecias de Agnes Nutter, bruxa  pude ver o bem e o mal com outros olhos e me divertir com a descrição de anjos e demônios no livro, pude também me encantar com a escrita inteligente de Lygia Fagundes Telles em seu livro As Meninas e por último mas não menos importante voltei a minha infância com a guerreira Sailor Moon em suas aventuras manganísticas...
Bem estes foram os livros lidos em 2014, abaixo tem os que adquiri.



Tchau o/


        

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Novembro foi assim...

Comprei esses dois livros


... e este vestido com margaridas






Comprei essa pulseira cheia de borboletas ^^ 

Paguei 15,00 nesse livro, em uma promoção  \o/ (o mesmo da primeira foto) 


Tchau o/  



terça-feira, 16 de dezembro de 2014

5 pratos para quebrar em 2014


Olá leitores, como vão?
Hoje a postagem faz parte do Rotaroots, temos 6 alternativas de memes e blogagens coletivas, e um projeto fotográfico, hoje decidi postar um meme com o tema 5 pratos para quebrar em 2014, vamos as vias de fato?





Sedentarismo
Este ano estou de parabéns, estive mais sedentária do que nunca, e isso ta me incomodando e o pior é que tenho resultados palpáveis se é que me entendem, vou quebrar o prato ou melhor, arremessar para bem
longe, exercício físico já! E não é só pela estética, venho de uma família de diabéticos e quero eliminar as chances dos genes se manifestarem...    

Pessoas negativas/interesseiras
Algumas pessoas te acrescentam tantas coisas boas, são tão positivas já outras são dementadores por ofício, quebro o prato para os interesseiros ou negativistas, algo que procuro fazer sempre é me cercar de
pessoas boas, boazinhas não, mas aquelas que nos deixam leves, felizes e mesmo quando nos puxam a orelha não nos machucam, mas acrescentam, então quebro o prato para quem faz o contrário disso!


Grosseria
Isso me incomoda mais do que roupa apertada na cintura, infelizmente esse ano passei por situações assim, e por motivos banais, de atendente de lotérica à parentes, e isso me dá nos nervos, pessoas aprendam:
Gentileza gera gentileza...

Vizinhos
Os meus foram aprovados com louvor no quesito "sem noção", vi de tudo na minha rua este ano, brigas de marido e mulher, som alto, intromissão na vida alheia, queria eu quebrar o prato na cabeça dos mesmos, mas como não posso quebro por aqui.
 


Self
Nada contra que faz, eu faço, tu fazes... Mas tá exagerado, pelo menos os meus contatos estão enlouquecendo, é self de comida, passeio, dormindo, até de casal no rala e rola eu vi... Na maior cara lisa, e
o pessoal nem edita para enquadrar direitinho, o que vi de braço espichado e axilas daria um livro, de horror!
 Não sei qual é o protocolo a ser seguido com braço ou sem braço de biquinho ou mostrando a língua, não importa, o fato é que isso me faz revirar os olhos e praguejar diante do computador, menos self eu imploro.

O Rotaroots tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor. Via Rotaroots


E vocês, muitos pratos para quebrar?
Tchau o/


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Última quimera

Dorme em meu peito a dor da saudade
De luzes errantes, estradas vazias
As tormentas do corpo em estado de graça
Repousado em lembranças que outrora sentiu
Do anseio tristonho que guardo comigo
Na esperança que o tempo trouxesse guarita
Na tepidez da alma tão triste, vazia
Conduzo minha dor com graça gentil
Ardendo nos sonhos de tempos vividos
Do cavalheiro tão doce que versejava baixinho
Juras de um amor tão pueril
Nos becos da alma as lembranças ardem
Dos sonhos perdidos nos dias febris
Do tempo em que o peito
Suave arfava, nas juras de amor dos lábios juvenis
Tem pena de mim, que vivo as angustias
De tempos roubados por dores senis
Que chora no leito ao cair da aurora
Que treme os lábios
Com orações infantis
Outrora amaste os suaves beijos
Deixados por lábios no teu rosto gentil
Agora desprezas a prece que rogo
Tem pena de mim, tem pena de mim
As mãos tão mimosas que um dia tocastes
Encontram-se suaves como os mais caros cetins
Os beijos de amor que por ti foram roubados
Murcharam de dor com a cor carmesim
Se almenos soubesses da tristeza que vivo
As angustias da saudade que deixaste quando partiu
Virias correndo sepultar sua amada
Que de amores chorando partiu
A última quimera matou sua donzela
Ao céu subiu, ao céu subiu





  Poesia inspirada no poema Sonhando do livro Lira dos Vinte Anos, de Álvares de Azevedo 


quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Literatura Brasileira: 100 livros essenciais - O Desafio

Olá leitores, como já comentei por aqui acompanho alguns canais literários, entre eles o da Tatiana Feltrin é um dos meus favoritos, hoje dando uma olhada por lá encontrei uma publicação de 9 de junho deste ano em que ela lançava um desafio literário, e como um dos meus objetivos de vida é ler mais autores brasileiros resolvi aderir e fazer por aqui também.
O desafio está bem explicado no link que vou deixar no fim da postagem, não vou estipular data para terminar mas vou tentar encaixar um título por vez nas minhas leituras mensais, os livros lidos colocarei em negrito.

Vamos a lista?


100 livros essenciais - O Desafio
Adélia Prado: Bagagem
Aluísio Azevedo: O Cortiço
Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos Noite na Taverna
Antonio Callado: Quarup
Antônio de Alcântara Machado: Brás, Bexiga e Barra Funda
Ariano Suassuna: Romance d'A Pedra do Reino
Augusto de Campos: Viva Vaia
Augusto dos Anjos: Eu
Autran Dourado: Ópera dos Mortos
Basílio da Gama: O Uraguai
Bernando Élis: O Tronco
Bernando Guimarães: A Escrava Isaura
Caio Fernando Abreu: Morangos Mofados
Carlos Drummond de Andrade: A Rosa do Povo Claro Enigma
Castro Alves: Os Escravos Espumas Flutuantes
Cecília Meireles: Romanceiro da Inconfidência Mar Absoluto
Clarice Lispector: A Paixão Segundo G.H. Laços de Família
Cruz e Souza: Broquéis
Dalton Trevisan: O Vampiro de Curitiba
Dias Gomes: O Pagador de Promessas
Dyonélio Machado: Os Ratos
Erico Verissimo: O Tempo e o Vento
Euclides da Cunha: Os Sertões
Fernando Gabeira: O que é Isso, Companheiro?
Fernando Sabino: O Encontro Marcado
Ferreira Gullar: Poema Sujo
Gonçalves Dias: I-Juca Pirama
Graça Aranha: Canaã
Graciliano Ramos: Vidas Secas São Bernardo
Gregório de Matos: Obra Poética
Guimarães Rosa: O Grande Sertão: Veredas Sagarana
Haroldo de Campos: Galáxias
Hilda Hilst: A Obscena Senhora D
Ignágio de Loyola Brandão: Zero
João Antônio: Malagueta, Perus e Bacanaço
João Cabral de Melo Neto: Morte e Vida Severina
João do Rio:A Alma Encantadora das Ruas
João Gilberto Noll: Harmada
João Simões Lopes Neto: Contos Gauchescos
João Ubaldo Ribeiro: Viva o Povo Brasileiro
Joaquim Manuel de Macedo: A Moreninha
Jorge Amado: Gabriela, Cravo e Canela Terras do Sem Fim
Jorge de Lima: Invenção de Orfeu
José Cândido de Carvalho: O Coronel e o Lobisomen
José de Alencar: O Guarani Lucíola
José J. Veiga: Os Cavalinhos de Platiplanto
José Lins do Rego: Fogo Morto
Lima Barreto: Triste Fim de Policarpo Quaresma
Lúcio Cardoso: Crônica da Casa Assassinada
Luis Fernando Verissimo: O Analista de Bagé
Luiz Vilela: Tremor de Terra
Lygia Fagundes Telles: As Meninas Seminário dos Ratos
Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas Dom Casmurro
Manuel Antônio de Almeida: Memórias de um Sargento de Milícias
Manuel Bandeira: Libertinagem Estrela da Manhã
Márcio Souza: Galvez, Imperador do Acre
Mário de Andrade: Macunaíma; Paulicéia Desvairada
Mário Faustino: o Homem e Sua Hora
Mário Quintana: Nova Antologia Poética
Marques Rebelo: A Estrela Sobe
Menotti Del Picchia: Juca Mulato
Monteiro Lobato: O Sítio do Pica-pau Amarelo
Murilo Mendes: As Metamorfoses
Murilo Rubião: O Ex-Mágico
Nelson Rodrigues: Vestido de Noiva A Vida Como Ela É
Olavo Bilac: Poesias
Osman Lins: Avalovara
Oswald de Andrade: Serafim Ponte Grande Memórias Sentimentais de João Miramar
Otto Lara Resende: O Braço Direito
Padre Antônio Vieira: Sermões
Paulo Leminski: Catatau
Pedro Nava: Baú de Ossos
Plínio Marcos: Navalha de Carne
Rachel de Queiroz: O Quinze
Raduan Nassar: Lavoura Arcaica Um Copo de Cólera
Raul Pompéia: O Ateneu
Rubem Braga: 200 Crônicas Escolhidas
Rubem Fonseca: A Coleira do Cão
Sérgio Sant'Anna: A Senhorita Simpson
Stanislaw Ponte Preta: Febeapá
Tomás Antônio Gonzaga: Marília de Dirceu Cartas Chilenas
Vinícius de Moraes: Nova Antologia Poética
Visconde de Taunay: Inocência

Então é isso leitores, espero conseguir ler todos.
  Tchau o/
                                                     
 Link do desafio: https://www.youtube.com/watch?v=-_JDSPN97Mo





quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Romances de banca, ler ou não ler, eis a questão

Olá leitores do meu bloguinho, como vão?
Hoje eu trago mais uma questão saudável para ser debatida ou lida: Romances de banca.
Lembram, já ouviram falar ou leram? Eu sim, muitos na verdade, minha pré-adolescência, adolescência e início de vida adulta foi acompanhada por essa leitura muitas vezes discriminada, injustamente diga-se de passagem, não vou fazer uma análise crítica pois não é esse o meu foco, mas quero fazer você, meu caro leitor, refletir sobre o assunto e se existir algum preconceito, se desfazer dele.

Imagem retirada do blog Livros e Opinião
 (http://www.livroseopiniao.com.br/2013/02/sabrina-julia-e-bianca-os-famosos.html)

Romances de banca são livros escritos na sua maioria por autoras desconhecidas, ainda não li nenhum exemplar escrito por homem, com exceção de Nicholas Sparks que na minha visão de leitora se encaixa perfeitamente nessa linha literária, e pelamordecristo não estou sendo preconceituosa pois tenho um livro dele na minha estante e amo tanto o filme quanto o livro, ganha um doce quem adivinhar o título...
Voltando ao assunto esses livros seguem uma linha específica em relação ao enredo e final que é sempre feliz, a maioria tem as cenas de amor entre o casal descritas detalhadamente se é que me entendem, o mocinho é sempre rico e algumas vezes um cafajeste ou solitário, as mocinhas lindas, perfeitas e indefesas, algumas não tão indefesas mas sempre são lindas, e as capas tem esse padrão da imagem acima. São quatro títulos mais conhecidos: Sabrina, Bianca, Julia e Barbara sendo esse último histórico.


De acordo com algumas pesquisas que fiz, a série Sabrina iniciou em 1977 com o título Passaporte do amor, fez tanto sucesso nas terras Tupiniquins que em 1978 foi a vez da série Júlia e em 1979 Bianca, Barbara por ser escrito pela autora inglesa Barbara Cartland não se enquadra nessas séries mas os livros ficaram populares por aqui e também eram vendidos em bancas de jornais por isso o inclui nesse gênero literário.
Existe um preconceito escancarado quando alguém afirma ler esses romances, que considerados literatura de baixa qualidade.
Bom em primeiro lugar livros ruins encontramos em todos os gêneros.
Segundo, gosto literário é subjetivo, o que é bom para você eu posso detestar por exemplo.
E por último mas não menos importante, leitura é questão de gosto, tirando as leituras obrigatórias para formação acadêmica ou formação técnica, todos temos o direito de ler o que nos agrada, isso se chama liberdade.

Falando por experiência própria vivi momentos incríveis lendo esses romances, possui coleções, sonhei, chorei e sorri com as histórias descritas nos livros, meus títulos favoritos são os das décadas de 70 e 80, e essas leituras não tiraram nada da minha formação literária, não me fizeram melhor ou pior como pessoa, fizeram o que todo livro chocolate faz, satisfazer minha necessidade do momento me fazendo feliz.
Eu poderia fazer uma lista de livros que considero chocolate, alguns considerados livros modinha atualmente, livro chocolate foi uma denominação que apelidei enquanto fazia minha graduação e estava enlouquecendo, perdida em meio a tantos artigos científicos, chatos e intermináveis, meu TCC foi sobre Fitoterápicos e um dia conversando com minha colega de classe eu brinquei e falei que queria férias para voltar a ler meus livros chocolate...   

Existem algumas pessoinhas do mal que adoram apontar o dedo e criticar quem lê romances de banca, como se ler um livro fosse certificado de cult, inteligente ou conectado com a moda, ler é algo natural na minha opinião, não confere status ou superioridade, óbvio que o leitor terá mais argumentos em uma conversa ou ao escrever, mas tem gente que gosta e tem gente que não gosta e pronto.
Eu como alguém que aprecia a literatura seja ela clássica ou Y.A. por ex não vejo motivos para alguém se sentir inferior intelectualmente por fazer essas leituras, tem gente que só lê romance de banca e daí? Outros os leem em algumas fases, outros tentam um e não gostam, algumas pessoas passam longe...
Só não acho coerente criticar as leituras alheias, principalmente se é um leitor a pessoa que está fazendo a crítica, pior , tem gente que só critica pela fama, credo fulana lê Sabrina, e acaba lendo um ou outro livro que se encaixaria perfeitamente nessa linha de romances sem saber... 
Então, você que me lê agora aposto que conhece alguém que leu ou ainda lê esses romances, ou até mesmo você já tenha lido, conheço alguns acadêmicos que se deliciam até hoje com essas leituras e nem por isso são desqualificados para discutir sobre livros ou literatura. Espero ter quebrado um pouco do preconceito que por ventura você possa ter tido até aqui. 

Um abraço o/



Links que pesquisei e achei interessante:
Sobre Barbara Cartland:

 Sobre romances de banca: 

Link para ler ou baixar Romances de banca