domingo, 3 de julho de 2016

Pipoca doce com leite em pó

Olá leitores, tudo bem? Aqui pelas bandas de Goiás continua bem, bem frio!
Na última postagem mencionei uma receita de pipoca com achocolatado ou leite em pó, como estou de férias e com um certo tempo de sobra vou trazer mais postagens nesse mês de julho, começando por essa receita fácil e muito gostosa. Quem me ensinou foi minha vizinha Chica, pessoa muito querida e cozinheira de mão cheia. Essa pipoca é presença garantida nos aniversários da meninada e também nos finais de semana preguiçosos... Então vamos a receita?

Pipoca doce com leite em pó

Ingredientes
1 copo padrão americano de milho de pipoca
A mesma medida de açúcar e água
Meio copo americano de óleo
Leite em pó ou achocolatado

Modo de fazer

Você vai precisar de uma panela de pressão sem a tampa, uma colher de cabo longo eu uso colher de pau.
Na panela de pressão coloque o milho, água, óleo e o açúcar e deixe no fogo, eu uso fogo alto.
Vai ficar com essa aparência

 
No meu fogão costuma demorar cinco minutos mais o menos para toda parte líquida secar, quando começar o cheiro de pipoca pronta está quase no ponto de mexer o milho com a colher de pau, perceberam como quase não tem líquido? Nesse ponto começam a estourar as primeiras pipocas é hora de ficarem atentos e ir misturando aos poucos.



Agora poder misturar a vontade e muito cuidado pois o açúcar começa a caramelar, com risco de queimar. Use sua intuição e seu olfato para tirar do fogo rs, mas se ficarem atentos, misturarem direitinho não tem como errar.


Quando a pipoca estiver pronta desligue o fogo e coloque em um recipiente, se for de plástico indico aqueles mais grossos ou terão o fundo do recipiente deformado. Quando acabarem de despejar a pipoca vá colocando o leite em pó aos poucos e misturando, é importante colocar o leite em pó enquanto a pipoca está quente e mole para o leite aderir bem a pipoca, aqui eu uso de quatro a cinco colheres de sopa, mas essa etapa é ao gosto de quem está fazendo.





Quando esfriar é só servir, fica deliciosa e se quiser fazer de achocolatado é só colocar no lugar do leite em pó, o processo é o mesmo, eu costumo usar as marcas Ninho e Nescau, ambas da Nestlé mas é gosto pessoal, usem a marca que preferirem :)





Dicas
Se você não tem pipoqueira eu recomendo a panela de pressão, pois quando as pipocas começam a estourar a tendência é respingar óleo, como a panela de pressão é grande em comprimento o risco de queimar é menor, a colher de pau também é melhor para esse propósito, se preferir use blusa de manga longa, pois um ou outro respingo sempre voa da panela, mas se você misturar de forma constante enquanto os milhos arrebentam os respingos diminuem de forma considerável.
Como se trata de água e óleo em ebulição em uma panela sem tampa acho prudente somente adultos fazerem essa receita, vamos proteger nossos adolescentes e adultos desastrados... 







4 comentários:

  1. Eu nunca pensei na vida em fazer pipoca assim ♥
    Deve ficar MUITOOO bom.
    Sério, já vou testar a receita! Obrigada por ensinar.
    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma receita inusitada, nunca tinha ouvido falar. Vou tentar fazer, hehehe ^^

    Beijos,
    Pri
    http://www.vintage.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, por aqui é vendida nas praças, pelos pipoqueiros em carrinhos, é bem fácil de fazer e rende bastante essa receita :)
      Beijos

      Excluir