sábado, 30 de janeiro de 2016

Coisas de janeiro

"Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer."

 Os versos que te fiz
   Florbela Espanca




Este mês li quatro livros muito interessantes, sendo que um deles é para o público mais jovem.
  • Orgulho e Preconceito, Jane Austen - Clássico/releitura
  • O amor que acende a lua, Rubem Alves - Crônicas
  • O código da Vince, Dan Bronw
  • Morto até o amanhecer, As crônicas de Sookie Stackhause, Charlaine Harris - N.Y.
Este último livro que citei inspirou a série True Blood que acho bem bacana, recomendo que tirem as crianças da sala ao assistir pois tem cenas bem pesadas. Pretendo ler todos os livros no decorrer desse ano.
 Música de abertura da série True Blood
Foi confirmado uma nova temporada de Gilmore Girls, estou ansiosa pela volta da Rory e da Lorelai! Quem não conhece a série dá uma olhada nesse link -  https://pt.wikipedia.org/wiki/Gilmore_Girls



 
Este mês vi só dois filmes do começo ao fim, mas esqueci o nome...
No último dia doze meu sobrinho João Lucas nasceu, é um garotinho lindo de olhos azuis, apesar de desconfiar que ficarão verdes.
O resultado do vestibular saiu e fui aprovada para o curso de Química Industrial na universidade estadual da minha cidade, o curso é integral e tem muito cálculo @_@ mas estou confiante. Sair da zona de conforto dá um pouco de medo, entretanto é gratificante ver um novo caminho se abrindo.
Iniciei a segunda etapa do curso técnico em Logística, a disciplina que estamos estudando é gestão da qualidade, como o curso é a distancia conseguirei conciliar com a faculdade.
Como vou ter que me dedicar muito aos estudos e tenho que cuidar das minhas filhas e da minha casa talvez eu dê uma sumida do blog, mas sempre que puder escreverei nesse cantinho :)

Poesia completa de Florbela Espanca

Os versos que te fiz 

Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que a minha boca tem pra te dizer!
São talhados em mármore de Paros
Cinzelados por mim pra te oferecer.

Têm dolência de veludos caros,
São como sedas pálidas a arder ...
Deixa dizer-te os lindos versos raros
Que foram feitos pra te endoidecer!

Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda ...
Que a boca da mulher é sempre linda
Se dentro guarda um verso que não diz!


Amo-te tanto ! E nunca te beijei ...
E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
Guardo os versos mais lindos que te fiz!


Florbela Espanca
( 1894-1930)
  

                                                                                                          Janeiro de 2016



sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Velhas cartas

Hoje abri aquela caixa, com coisas guardadas de outra vida.
Cartas amareladas, velhas fotografias...
Lembranças e nada mais.
Rasguei as velhas cartas, mas guardei a fotografia.
Você me falou uma vez o quanto eu me fechava...
A verdade? Eu não ligo mais para o que pensam de mim.
Não tenho tempo para essas coisas miúdas e imundas.
Meu coração enterrei na floresta do meu imaginário e somente quando eu quiser o abrirei novamente.
Aqui em meu peito cabem apenas poesias.
Não se preocupe, querido, estou feliz e em paz.
Sigo dançando nos versos que leio, me visto com cada palavra de amor.
São poemas tecidos para corações enterrados, perdidos entre bosques de ilusões. 
Apenas sinta minha falta nessa noite chuvosa e fria.
Sinta falta do calor do meu abraço, sofra um pouquinho, eu te peço.
As cartas que rasguei joguei na chuva, a fotografia voltou para caixa.
O amor se perdeu na bruma, restou alguma saudade.
Não sofro, apenas sinto por ter dado tanto amor
Tanto tempo para alguém que não esteve comigo.
Sinto tanto...
Por isso te peço, apenas algumas lágrimas
Em memória do que passou.





Quando eu era adolescente gostava de escrever cartas, textos e poesias em cadernos.
Hoje quis relembrar essa minha forma de expressar sentimentos...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Comentando leituras atrasadas...

O Circo da noite
O circo chega sem aviso, com tendas em preto e branco e cheiro de pipoca caramelada, a magia existente prende os visitantes com atrações incríveis como uma contorcionista que se dobra de forma quase surreal e fica dentro de uma caixa de vidro. Ou temos a ilusionista que faz truques belíssimos e as vezes com um toque  sobrenatural. As tendas que vão surgindo a cada passagem de tempo possuem atrações que vão além da nossa imaginação. O circo começa quando dois amigos fazem uma espécie de desafio, uma disputa que envolve a vida de duas pessoas que serão escolhida de acordo com suas habilidades, eles sabem que estão competindo mas não sabem o motivo ou quando termina, apenas tentam superar um ao outro e com isso o circo cresce, novas atrações são criadas e tudo se encaixa. Como se o circo fosse vivo.
Mas os dois competidores se apaixonam e com isso o objetivo do desafio perde o sentido.

Minha opinião
Achei o livro um pouco confuso e lento no começo, quando se chega a página 100 as personagens descritas no início tomam lugar na trama trazendo sentido a história. Com o nascimento dos gêmeos Murray e a chegada do jovem Bailey a história passa a ter mais sentido e se torna mais empolgante. O romance entre os dois competidores não tem grande destaque mas ao final do livro se torna uma peça chave na competição.
É uma leitura um pouco lenta mas os últimos capítulos são empolgantes e de certa forma mágicos. Recomendo
* Leitura de dezembro de 2015.

    




Mil Dias em Veneza
Marlena é chef e crítica gastronômica e um dia por conta do seu trabalho precisa ir a Veneza e se apaixona pela cidade. E sempre que voltava tinha a sensação de que estava indo a um encontro, um certo dia enquanto almoçava com amigos ela recebe um telefonema de um estranho que se dizia apaixonado por ela desde que a vira um ano antes passeando pela Piazza San Marco, mais alguns telefonemas e um encontro e Marlena conhece Fernando a quem ela chama de "estranho" e com todas as diferenças os dois se apaixonam. A chef larga sua vida confortável nos Estados Unidos e se muda para Veneza para viver uma linda história de amor com Fernando, o "estranho" com olhos cor de mirtilo.
E assim inicia a história de duas pessoas na meia-idade que se apaixonam e recomeçam suas vidas, Marlena é uma mulher imaginativa, que gosta de cercar de beleza e cria pratos elaborados e incríveis.
Fernando é mais pacato e tradicional, não muito afeito a mudanças. Com todas as diferenças gritantes além da barreira do idioma os dois se completam vivendo situações engraçadas e muito românticas.

Minha opinião
Esse é um daqueles livros deliciosos de ler, é tudo tão detalhado que nos sentimos vivendo a história, nos mostras os Venezianos de forma bem crua e sem os estereótipos dos filmes e é ai que se encontra a graça de tudo.
Ao final do livro temos as receitas que são mencionadas no decorrer da leitura e um guia romântico para Veneza.
Recomendo muito!
* Leitura de dezembro de 2015 
 




A Garota que eu Quero
Cameron Wolfe é um adolescente tímido e tido como perdedor. Sua família é composta por pessoas trabalhadoras e simples. Mas cada irmão de Cameron se destaca em algo fazendo com que Cam (como é chamado pelos familiares) se torne mais introvertido.
Mas Cam é um jovem romântico e com muita delicadeza de alma e um dia quando conhece Octavia, a mais nova conquista de um dos seus irmãos, Cam passa a ter sentimentos mais intensos e com o desabrochar desse amor vemos a transformação do menino em homem. Cam cresce como pessoa e se torna alguém em que as pessoas respeitam e admiram.
Minha opinião
Esse livro me surpreendeu positivamente, não é mais um daqueles livros bobos para o público juvenil. A narrativa é toda feita pela perspectiva de Cameron logo temos a visão masculina da história. Cam é muito doce e apesar da timidez é um personagem cativante e no decorrer da leitura é retratada a descoberta do primeiro amor de uma forma delicada e singela.
*Leitura de janeiro de 2016

"Eu queria apenas ser tocado por uma garota, um dia. Queria que ela não me olhasse como se eu fosse um perdedor imundo, rasgado, meio risonho, meio carrancudo que tentava impressioná-la."

"Queria me afogar dentro de uma mulher, no sentimento e no elevo do amor que poderia lhe dar. Queria que a intensidade da pulsação dela me esmagasse. Era isso que eu queria. Era isso que eu queria ser."







quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Coisas de dezembro

"Há poucas pessoas que eu ame de verdade, e menos ainda que eu tenha boa opinião. Quanto mais  conheço o mundo, mais me sinto insatisfeita com ele; e a cada dia se confirma a minha crença na incoerência de toda personalidade humana e na pouca confiança que podemos depositar na aparência de mérito ou de razão."

 Orgulho e Preconceito 
   Jane Austen





Finalizei a primeira etapa do curso Técnico em Logística e fiz um trabalho sobre Fundamentos da Administração, como prévia para o TCC. Li muito Chiavenato...
Sei as normas da ABNT de cor mas não consigo decorar uma única poesia.
Passei na nota de corte para Química Industrial, restaram 76 concorrentes para 24 vagas e estou entre eles, agora é aguardar o resultado que sai no dia 13 de janeiro.
Assisti três filmes bacanas:
  • Efeito Borboleta
  • O Labirinto do Fauno 
  • Nunca fui Beijada
 Li três livros bem interessantes e falarei sobre os mesmos neste mês:
  • Mil Dias em Veneza
  • O circo da noite
  • A Garota que eu Quero, este li na virada do ano foi o último de 2015 e o primeiro de 2016.
   Passei o Natal na casa da minha mãe, o presente das meninas comprei no dia 28, um boneco de pelúcia para Bruna, o Olaf da animação Frozen e uma agenda nova para Isa.
O ano novo também passei lá fizemos churrasco e até tomei um pouco de champanhe, não misturado ao churrasco... rs mas voltei para casa antes da virada pois estava cansada vi a queima de fogos da janela, apesar de ter pena dos animais de estimação por conta dos fogos acho lindo todas as cores explodindo no céu.
Não fiz nenhuma receita nova esse mês.
Ouvi algumas músicas legais que estão tocando \\o \o/ o// 

 eu gosto bastante desse moço


E outras mais antigas...

Independente de todas as polêmicas ele foi um gênio 



                                                                                                                   Dezembro de 2015