quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sobre a Universidade...

Olá leitores, como estão?
Eu estou bem, bem cansada... As minhas aulas iniciaram no dia 15 desse mês e parece que estou estudando a meses. Meu curso é integral, dois dias da semana fico na faculdade até as 16:30 o resto da semana minhas aulas são na parte da manhã, mas como sou uma aluna muito aplicada lê-se caloura em apuros com tanto Cálculo e Álgebra Linear fico os outros dias até as 14:00 estudando. Minha sala tem vinte cinco alunos, 99,9% são adolescentes que acabaram de sair do ensino médio, o 1 % sou eu @_@ fuem fuem fuem, não vou me prolongar muito visto que já fui chamada de senhora muitas vezes e até me deu uma leve crise dos trinta e três, se isso existe mesmo, mas estou me recuperando e tolerando os gritos, agitação, euforia. Por outro lado essa turma de Química Industrial é muito amor, tipo sorvete de creme com cobertura de chocolate, são muito unidos e bem diferente dos alunos da outra graduação que tranquei, são muito fofos.
Eu almoço no campus da Universidade, um PF que custa dois dinheiros, a xerox custa 0,15 e está um pouco salgado para um estudante, já investi cerca de 35,00 reais na segunda semana comprando uma apostila de Química Geral. Meu professor de laboratório é uma figura, sério, só vendo para me entender. Aliás até gora tivemos sorte com o corpo docente, todos são muito competentes. Em casa minhas meninas se adaptaram bem e estamos fazendo as coisas funcionar claro que eu pego no pé das duas por causa da organização. Minha mãe fica com elas no período em que estão em casa, e apesar do cansaço, da correria e do "senhora" tem valido  a pena essa experiência.


      Birdy para relaxar

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os (des)encantos da língua portuguesa

Dia desses estava eu lendo algumas atualizações no Facebook e eis que levo um tremendo susto! A palavra dia a dia perdeu o hífen, sei que tem um tempo que aconteceu mas eu só me dei conta ontem... O fato é que eu descobri de uma forma um tanto quanto traumática. E foi um tal de revisa texto para corrigir os prováveis erros, e enquanto pesquisava meu passatempo é aprender as minúcias da amada língua me veio uma iluminação: Nosso idioma é bem complexo, bem mais do que Álgebra Linear, Cálculo, Genética... É como costumo dizer para minha filha mais velha, cálculos se você aprende a fórmula você trabalha com qualquer número agora já o português...
Olha o que significou a perda do hífen no dia a dia:
"As expressões dia a dia e dia-a-dia, antes do Novo Acordo Ortográfico, eram diferenciadas pelo uso do hífen para destacar funções diferentes, logo: quando tinha função de substantivo, ou seja, sentido de cotidiano (usava-se hífen); quando tinha função de advérbio, ou seja, sentido de diariamente (usava-se sem hífen)."
Bonito né?  Ficou bem fácil com essa explicação, agora vejamos o restante da matéria:
"As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc." 

Sentiram aquela vontade de puxar os cabelos diante das palavras preposição, pronome, artigo? Eu sim! Quanto mais nos aprofundamos nos estudos mais a coisa fica complexa, porém linda! Ou como dizia *José Dias, personagem da obra Dom Casmurro, lindíssima!



* José Dias: agregado, "amava os superlativos", "ria largo, se era preciso, de um grande riso sem vontade, mas comunicativo... nos lances graves, gravíssimo", "como o tempo adquiriu curta autoridade na família, certa audiência, ao menos; não abusava, e sabia opinar obedecendo", "as cortesias que fizesse vinham antes do cálculo que da índole".
Via - http://www.vestibulandoweb.com.br/analise_obra/personagens-dom-casmurro.asp

Citações - http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/qual-e-o-certo-dia-a-dia-ou-dia-a-dia

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Solitude

Não escreverei versos com rimas ou métricas.
Não colocarei o quão lindo tem sido meus dias.
Ou escreverei sobre as tristezas de um mundo bélico e egoísta.
Mas é que as vezes o coração fica tão apertado e tristonho que a única cura é verter a dor em palavras.
As vezes nos sentimos tão frágeis diante da vida.
Que tudo que desejamos é um abraço da pessoa amada, independente se a pessoa já nos foi apresentada.
É como se o inverno viesse sorrateiramente morar no peito, mesmo que o sol grite do lado de fora, por dentro temos a tormenta de um dia frio, sem agasalho de abraços e calor de beijos.
Nesses momentos não importa o que temos mas quem temos...
E quando percebemos o quanto nos tornamos solitários vem a dúvida: É assim que quero viver?
Mesmo que o coração tenha sido partido, quebrado, traído... A natureza não o deixa desistir, até mesmo a mente racional é suplantada pelo coração que bate tão forte e esperançoso.
E a pergunta que assombra as noites e madrugadas de vigília: Existirá amor no coração das pessoas?
Ou a solitude se tornou o único meio de viver bem, de ser feliz...




 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Leituras # 4

Olá leitores, como vão?
Nas duas últimas postagens comentei que estava lendo As Crônicas de Sookie Stackhouse, estou no quinto livro, são treze livros e mais onze contos. Não li nenhum dos contos ainda. Gostaria de falar um pouco sobre essa leitura que tanto me cativou.
Os livros inspiraram a série True Blood que assisto de vez em quando e não é tão ruim apesar de exagerada em vários sentidos, não recomendo para menores pois considero pesada.
Temos nos livros vários seres como fadas, metamorfos, lobisomens, vampiros... E é ai que fui fisgada, os vampiros são bem tradicionais do tipo que dormem de dia e em caixões ou esconderijos bem longe do sol, não suportam alho, prata os machucam, não são bonzinhos inclusive vez ou outra esquecem as convenções sociais e fazem verdadeiras maldades contra aqueles que os ameaçam. Na estória um grupo de japoneses criam um sangue sintético em que a principal marca é a True Blood, com isso os vampiros se revelam e passam a conviver com as pessoas, eles tem suas leis próprias mas respeitam as leis existentes, pelo menos a maioria sim.
A heroína do livro trabalha como garçonete, se chama Sookie Stackhouse e vive em uma cidade fictícia localizada na Louisiana e é considerada louca pelos moradores da pequena cidade. Entretanto Sookie não tem nenhum problema mental, ela é telepata e isso sempre atrapalhou sua convivência, estudos e socialização por isso causa estranheza nas pessoas. Certa noite enquanto Sookie serve as mesas entra no bar um vampiro e ela com muita curiosidade vai atendê-lo e percebe que não consegue ler os pensamentos dele "que para ela é um alívio", pois mortos não tem ondas no cérebro. Bill também se interessa por Sookie os dois terão um romance com muitas aventuras mas no quarto livro eles se separam. Existem vários tipos de vampiro, como o Bubba que foi transformado após ingerir drogas, seu cérebro não funciona bem ele é bem alienado e prefere sangue de gato, no quinto livro encontraremos um vampiro que foi transformado quando ainda era pirata ele usa um tapa-olho e tem modos exuberantes... 
Temos Eric que é um dos protagonistas e foi Viking antes de se transformar. Além dos vampiros temos outras criaturas inclusive seres mitológicos.
As crônicas de Sookie Stackhouse é uma dessas leituras rápidas e bem tranquilas, não recomendo para menores de 16 anos por ter algumas cenas violentas e outras impróprias, mas fica a critério dos pais.    

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Sobre carnaval, astrologia e não fazer nada...

Então é isso, não sei como classificar meu espaço nesse mundinho virtual.
Apenas abro a página, escolho umas imagens bacanudas, escrevo o que me apetece e pronto! Tenho uma postagem. Mas não defino, penso que também sou assim espontânea, livre e bem otimista...
Culpa da lua em sagitário, aliás pegue uma ariana, com lua em sagitário e, bem... Ninguém pega pois indivíduos assim não ficam parados muito tempo. E minha ascendência leonina fica por conta do exibicionismo aqui no bloguinho, ok sei que astrologia não é levado a sério mas que é divertido, isso é.
Mas e vocês leitores desse bloguinho, como estão de carnaval? Eu sou da turma dos sem grana, logo tenho lido bastante, assistido uma coisa aqui, outra ali e comendo coisinhas gostosas.  Ainda quero ver alguns filmes antigos, ler ao menos seis livros das crônicas Sookie Stackhouse estou no quarto livro e ver séries. 
Voltando ao assunto astrologia tenho vênus em peixes, não sei bem o que significa mas ficou tão poético que quis escrever vênus em peixes, imagino muitos peixes nadando em direção ao céu até chegar no sistema solar, encontrando o planeta e nadando, nadando... rs pois é, vou me despedindo, o pão de queijo me espera, tá no forno e me chamando.   

áries com lua em sagitário é mais ou menos como a mocinha nesse *filme.









* Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças